Ceres

Ecoturismo rural e agroturismo

A rede Ceres Ecotur é uma iniciativa pioneira da Fundação Eco-agroturismo, entidade espanhola representante do ECEAT Internacional (European Centre for Ecological and Agricultural Tourism). O projeto surgiu para unificar uma rede de alojamento, atividades de negócio e iniciativas gastronómicas para promover o turismo ecológico ou ecoturismo nas áreas rurais em Espanha. É uma iniciativa que visa a preservação, conservação e divulgação do património rural, meio ambiente, etnográfico e ambiental que o rodeia e que concede a sua razão de existir.

 

Graças ao acordo de colaboração entre a Fundação Ecoagroturismo e a Quercus, o projeto Ceres Ecotur vem agora também a Portugal, com o objetivo de reforçar uma rede de turismo rural e Agroturismo ecológico. Compreendendo o Agroturismo como uma oferta de atividades integradas em quintas agroganaderas cujos administradores oferecem atividades de lazer relacionadas com o mundo tradicional agrícola e pecuária, reforçando a sua inter-relação com o turismo. Pode incluir actividades de caratér gastronómico baseado em variedades locais que promovam a biodiversidade e a soberania alimentar. A vertente mais cultural pode levar a mergulhar na história do território rural onde se desenvolve e descobre os porquês de determinadas culturas ou processos sociais ligados a eles.

 

Este conceito de Agroturismo é baseado na receção de viajante nas próprias quintas, mesmo sem a necessidade direta de habitação e nas unidades produtoras ativas, para mostrar as suas atividades diárias e partilhar as experiências da vida rural. O turista é integrado num contexto que funciona com ou sem ele mas em nenhuma circunstância deve ser criado para ele. Todos os envolvidos desde agricultores, população local e agentes rurais devem ser conscientes para a melhoria socioeconómica do ambiente, promovendo a diversificação dos rendimentos agrícolas através de um modelo de turismo sustentável em áreas rurais.

 

Este modelo e filosofia de trabalho surge do compromisso da Fundação Ecoagroturismo em 2003 com o ECEAT-International, de acordo com as conclusões do Ano Internacional do Ecoturismo em 2002. Entre estas conclusões estão a sensibilização e orientação dos estabelecimentos e empresas sobre os critérios de sustentabilidade, em consonância com as novas demandas de um consumo amigável dos recursos naturais e das culturas locais, para a ação positiva entre os utilizadores e o meio ambiente. Como resultado, Ceres Ecotur é um certificado que tem como referência um sistema de qualidade ecológico europeu ECEAT, baseado nos critérios de sustentabilidade que medem o nível de compromisso ambiental, sócio-cultural e económico com o destino.

 

Ceres

Ceres Ecotur ® Todos os direitos reservados

Site criado por Available & Incredible